26 de jul. de 2008

A insanidade do homem


Aconselho que apenas os que já viram o filme “Batman: O cavaleiro das trevas” leiam esse texto.




No filme o Coringa nos defronta com o principal medo da sociedade atual. O terrorismo.

Na da mais atual do que tentar causar pânico na população, e assim despir a sociedade do pouco de moral e ética que resta.

Enquanto Batman limpa as ruas dos bandidos e salva a cidade ele é herói, a partir do momento que um sujeito ameaça as pessoas para entregarem a sua identidade ele é tido como criminoso.

Não consigo não relacionar essa mentalidade ao povo brasileiro, onde traficantes muitas vezes são tidos como heróis da sua comunidade. Uem nunca ouviu alguém dizer que morar perto de uma “boca-de-fumo” é bom porque não tem assaltos?


Vamos detalhar este assunto...

A boca de fumo é dos traficantes, que não permitem crimes nas proximidades para não atrair policiais e não estragar seu lucro, sendo que policiais iriam fazer com que o movimento e as vendas diminuíssem. Mas da onde vem o dinheiro que os viciados usam para comprar as suas drogas? Provavelmente uma parte vem de pequenos furtos, assaltos e até outros crimes mais graves.

Se analisarmos minuciosamente, esses cidadãos que se sentem protegidos pelos traficantes estão na verdade protegendo outros criminosos, e quem sabe até já foram assaltados por esses mesmos em seus locais de trabalho, ao visitar algum amigo, ou ate ao andar de ônibus pela cidade.


O coringa faz a população se revoltar contra o Batman, sendo que este é o único que conseguiria detê-lo. O medo fala mais alto do que os valores de sociedade, e para se proteger homens “de bem” acabam sendo mais cruéis que os ditos “marginais” (vide cena do barco).


Para aqueles que moram perto de traficantes existe no Brasil a famosa lei do silencio, que nada mais é do que o medo de sofrer retaliações dos traficantes ao contar o que acontece para a policia ou para a imprensa. O medo impera no mundo. O senso de justiça está se perdendo. Não podemos deixar que a cabeça de um louco domine nossas vidas. Demos pensar nisso sempre que tivermos medo de fazer a coisa certa. Temos vários coringas espalhados pela nossa sociedade, o problema é que sem maquiagem fica difícil de saber quem eles são.

3 comentários:

Grivot disse...

quando penso na situação atual do Brasil a unica coisa que me levar a imaginar a mudança, é a população fazer a diferença , quem sabe um dia ...

Anônimo disse...

Porra, eu PRECISO ver esse filme.

Nessa Sehnem disse...

Concordo e assino embaixo.
E foi bom tu ter falado sobre a cena do barco.
Acho que ela ainda mostra que tem gente que não perdeu seus valores, e acredita que pode fazer a diferença.