19 de ago. de 2008

Charlie Harper lifestile

by Juliano Antunes

Há algumas semanas tenho acompanhado as primeiras temporadas do seriado “two and a half man”, estrelado por Charlie Sheen, onde ele vive uma caricatura dele mesmo (Charlie Harper). Um solteirão bem de vida que vive numa casa na praia, tem um belo carro na garagem e tem uma grande facilidade de conquistar as mulheres.

Para melhor compreensão do artigo recomendo que assistam a alguns episódios desta série

De tanto assistir a essa série acabei com uma duvida. Quais os valores realmente são importantes na nossa vida?
Bom, para explicar... Não acredito que ninguém que veja o estilo de vida de Charlie Harper não tenha o invejado ao menos por alguns instantes. O desejo, por mais que seja interior, de preocupar-se muito com o bem estar pessoal e ter diversão na vida entra constantemente em confronto com a regra do bom samaritano. Somos bombardeados por valores da família e da sociedade, onde o que importa é nossa aparência, seja física, moral ou financeira. Mas, qual é a relação dessa aparência em nossa realização pessoal?
Não vou entrar no mérito das varias mulheres que rodeiam a série, até porque isso me acarretaria em algumas horas de DR e eu não estou psicologicamente disposto a isso ainda. Quero entrar na discussão da visão que temos do uso de álcool.
Temos uma visão preconceituosa daqueles que fazem uso regular de bebida, mas não paramos para analisar que ela esta presente na vida de muitos daqueles que achamos intelectualmente superiores e acabam nos servindo de exemplos indiretos.
Explico: Nossos ídolos: sejam músicos, escritores, atores, cineastas, redatores, roteiristas e celebridades em geral, em sua grande maioria bebem muito mais que pessoas “comuns” e puritanas.
Não quero fazer uma ode ao álcool, como se este fosse um catalisador das idéias, ou uma espécie de fermento para a imaginação (não que não seja). Apenas quero que paramos e pensamos se o preconceito que temos por aqueles que gostam da coisa é realmente fundado!
De onde tiramos que isso é errado? Ou mais, de onde vem a nossa idéia de certo ou errado? Ultimamente ando revendo os meus valores, e como conseqüência estou reavaliando os valores sociais em uma maneira geral. Acredito que tem muita coisa errada por ai e pretendo escrever muito sobre isso. Será que a maioria vai concordar comigo e rever seus próprios conceitos ou vai me (pré) conceituar como beberrão e achar que apenas estou procurando álibis para encher a cara?

4 comentários:

Stobäus disse...

Concordo deveras contigo em algumas partes, mas acho que, nos casos de pessoas intelectualmente 'superiores' não são superiores, mas geralmente possuem um raciocinio mais avançado que o nosso, geralmente, são pessoas sozinhas, por não conseguirem se relacionar com nós, pessoas 'normais' que de normais não tem nada, mas com o preconceito gerado pela sociedade, acabam se tornando pessoas que não tem outra escolha na vida, além de beber para aliviar a 'dor' de não ter ninguém ao seu lado, e quando tem, esse alguém está ao seu lado somente para usurfruir de algo que o intelectual tem a oferecer, depois de 'usá-lo', o joga fora como um saco cheio de papel higiênico cagado.
Não digo que é a vida de todos intelectuais seja assim, mas os que se afundam no álcool, drogas, etc, geralmente é por isso. Na minha opinião, claro. ;D

Ótima discussão aberta, Juliano!

Abraço!

Nessa Sehnem disse...

Tudo isso pq o alcool é uma droga lícita.
É feio tu tomar um porre na frente dos outros, mas não é feio tu tomar uma bala e dançar como se tuas energias nunca se esgotassem.
Infelizmente, ou não, é assim.
Mas acho que tudo isso merece uma DR, sim.
=D

Ana disse...

Discordando do Louque e usando Cruz e Sousa como exemplo, beber é usado como um fuga da realidade, pq ninguém escreve sobre a própria vida, a não ser que seja com lirismo (e (in)felizmente o álcool nos dá esse lirismo), sem que haja uma fuga da realidade (:

Cruz e Sousa bebia pra esquecer quem ele pra poder ser outros! Acho que boa parte dos escritores intelectualmente superiores bebe pelo mesmo motivo!

Isso é uma ótima desculpa pra bebermos!

Ana disse...

Quem ele era*